UNIDADE PASTORAL DA LOUSÃ

Saudação do Papa Francisco

O Papa saudou os 400 mil participantes que já se inscreveram para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023

“Estamos a aproximar-nos, ainda que faltem vários meses, da Jornada da Juventude, e já há 400 mil jovens inscritos. Chama-me a atenção e alegra-me que tantos jovens venham, porque precisam de participar”, refere Francisco..

A próxima edição internacional da JMJ vai decorrer na capital portuguesa de 1 a 6 de agosto de 2023, após ter sido adiada um ano, por causa da pandemia de Covid-19.

"Todos juntos em Lisboa"

Lisboa acolhe pela primeira vez, em agosto de 2023, a Jornada Mundial da Juventude que será um momento marcante na vida da Igreja Portuguesa e também de Portugal.
Para organizar toda a logística da JMJ 2023 foi criada um estrutura que tem uma dimensão nacional, diocesana e local.
A Unidade Pastoral da Lousã integra o COT iN (Comité Organizador Territorial) do qual fazem parte as Unidades pastorais de Vila Nova de Poiares e Góis. Este será um trabalho “interparoquial e intermunicipal “ rumo a um acontecimento marcante para cada uma destas comunidades.
Ao longo deste ano pastoral, o COT iN será responsável por toda a organização relacionada com a Jornada Mundial nomeadamente pela preparação do acolhimento dos peregrinos que virão para este território participar na pré jornada, que é a semana de 26 a 31 de julho e que antecede a iniciativa em Lisboa, que está marcada para 1 a 6 de agosto.
Os jovens peregrinos que vierem apara as comunidades podem ficar alojados/hospedados em famílias de acolhimento ou, em alternativa, nos Locais de Acolhimento que forem criados nas diversas paróquias que constituem o COT iN.
Qualquer família pode acolher jovens em sua casa e vivenciar uma experiência de verdadeira comunhão e com uma forte dimensão/riqueza intercultural.

Famílias de Acolhimento

Para ser uma Família de Acolhimento é essencial ter vontade para acolher, em sua casa, os jovens peregrinos que irão participar nos DND. Não são necessárias grandes instalações ou comodidades - é como se acolhesse um amigo em casa. O mais importante é existir disponibilidade interior e vontade de fazer parte da JMJ.
Se reside na Diocese de Coimbra e deseja ser Família de Acolhimento, por favor preencha este formulário de pré-inscrição:
Contactos:
cotn.codcoimbrajmj@gmail.com
e  917082315
FaceBook: https://www.codcoimbrajmj.com/

«Onde nos envia Jesus? Não há fronteiras, não há limites: Ele envia-nos a todos. O Evangelho não é para alguns, mas para todos» (CV 177).